Banner

Nossos Filhos.


A Internet permite o acesso, de qualquer pessoa que esteja conectada à rede, a todos os tipos de conteúdos disponíveis nos sites, sem nenhum tipo de restrição. As crianças, por sua vez, aprendem a usar cada vez mais cedo o computador e todos os aplicativos contidos nele. Assim, como ter certeza de  que esses menores não estão acessando conteúdos impróprios ou sendo influenciados por outras pessoas que se aproveitam da liberdade que muitos pais dão aos seus filhos?

Quando há crianças em casa que também usam o computador, o primeiro passo a ser tomado para garantir a segurança e controlar o conteúdo acessado, é utilizar o filtro de segurança do computador, que não é utilizado pela maioria das pessoas. Com essa ferramenta, é possível saber quais são os sites que estão sendo acessados, bloquear sites que você considere impróprio, como sites pornográficos ou salas de bate-papo.

Outra opção é criar uma senha para acessar a internet, assim você poderá controlar de forma mais efetiva o que está sendo feito no computador. Alguns provedores como o UOL e o IG oferecem, em seus pacotes, uma opção de escolher aquilo que pode e o que não pode ser acessado no computador, o que é ideal para pais que querem limitar o conteúdo acessado pelos seus filhos. Softwares foram criados e estão disponíveis na internet para tal finalidade, mas funcionam da mesma forma que as ferramentas existentes no computador, apresentando problemas comuns, por exemplo, desativação por quem utiliza.

Mas ainda assim, nenhuma ferramenta que bloqueie o acesso a conteúdos inadequados pode substituir a instrução que os pais e responsáveis podem e devem dar aos seus filhos. Conversar abertamente com as crianças e adolescentes sobre os riscos que a internet pode trazer para eles é o melhor a ser feito. Aproveite as dicas e controle o conteúdo acessado na internet pelo seu filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário