Canal permanente de comunicação entre o cidadão e a Polícia, a Delegacia Virtual foi criada para que você possa apresentar queixas, informes, denúncias ou sugestões, registrar alguns tipos de ocorrências e comunicar o extravio de documentos, assim como fazer consultas sobre documentos recuperados. Tudo isso com comodidade e conforto, a partir de qualquer lugar em que haja um computador ligado à Internet, que pode ser a sua residência, a casa de um amigo ou vizinho, seu local de trabalho, a associação de moradores do seu bairro ou alguma outra organização a que você tenha acesso.
A Delegacia Virtual é parte do processo de modernização da Polícia empreendido pelo Governo do Estado e atua de duas formas. Na maioria dos casos, ela distribui, em tempo real, informações para as outras delegacias, segundo o tipo de delito ou o local em que este ocorreu. Desse modo, ela elimina o desconforto do cidadão, reduz a burocracia e aumenta a velocidade de resposta da Polícia.
Mas há uma circunstância em que a Delegacia Virtual tem uma função especializada. É o caso dos crimes cometidos por meio de computadores ligados à Internet - os chamados "delitos eletrônicos", muitos deles nem mesmo previsto na legislação. Estes incluem desde a simples "invasão" da privacidade de um microcomputador de uso pessoal até o acesso a informações sigilosas do Governo ou de empresas privadas e a transferência indevida de fundos bancários, passando pela clonagem de cartões de crédito, a divulgação de pornografia infantil e o incitamento à intolerância e ao ódio a determinados segmentos sociais. A Delegacia Virtual vai prevenir e combater esses crimes de várias maneiras. Uma delas é divulgando informações para que o próprio cidadão possa defender-se. Outra, é investigando e rastreando suspeitos para que sejam processados. E até apresentada propostas de legislação para que se possa enquadrar e punir esses criminosos.
Embora tenha como alvo principal o cidadão, a Delegacia Virtual possui também uma importante clientela "interna": a própria Polícia. Esta passa a contar com um poderoso instrumento para aumentar a sua agilidade e eficiência. E, ao melhorar o atendimento que presta ao cidadão, o policial vai aumentar o respeito que a sociedade tem por ele, e também a sua própria auto-estima. Tudo isso cria um círculo virtuoso, com o cidadão mais estimulado a colaborar com as autoridades na prevenção e no combate ao crime. Uma responsabilidade que, afinal, deve ser de toda a sociedade.
______________
Forma de Atuação
A Delegacia Virtual atuará, assim, como facilitadora de todas as delegacias, além de ser a especializada em crimes virtuais. Vai registrar a perda e o extravio de documentos, atendendo uma demanda de grande parte da população. Fornecerá cópias de registros de ocorrência efetuados, nos últimos 30 anos, sem que você precise ir à Delegacia. E estará atenta e aberta às suas sugestões. Em se tratando de serviço pioneiro no mundo, pela concepção e forma de atuação, precisa da contribuição de todos para atingir seu objetivo. Estamos certos de que você não se furtará em contribuir com esta iniciativa.
Perfil Inicial
A Delegacia Virtual tem como primeiro Delegado Titular o Dr. Marcus Drucker.
Essa realização tornou-se possível graças à parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública, dirigida pelo Cel. Josias Quintal, por meio da sua Coordenação de Tecnologia, chefiada pelo Eng. Isnard Martins, e a Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Estado, dirigida pelo Jornalista Carlos Henrique Souza de Vasconcelos, por meio de sua Assessoria de Informática, chefiada pelo Eng. Antonio Carlos Gomes Siqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário